Fone(11) 2086-1056
Emailselosbrasil@selosbrasil.com
Celular/WhatsApp (11) 96284-2502
Fale Conosco

REPARO EM SELOS MECÂNICOS

REPARO EM SELOS MECÂNICOS REPARO DE SELO MECÂNICO

Quando é adequado realizar o reparo do selo mecânico?

Muitas vezes, o selo mecânico parece bom visualmente, mas quando chega a um centro de especializado, dependendo do estado, ele pode não ser mais "reparável".


O SELO MECÂNICO PODE SER RECONSTRUÍDO?

Como saber se ainda é possível realizar o "Reparo em Selos Mecânicos"?

O dano catastrófico no selo mecânico, como uma luva quebrada ou uma face de vedação extremamente erodida, indicaria que você pode ter problemas significativos que, se tratados adequadamente. evitarão um ou mais reparo(s) no futuro. Se o selo mecânico apresentar muitas peças a serem substituídas, indicaria uma situação não reparável, porém, se a maioria das faces de vedação estiver com baixo nível de desgaste, torna-se possível efetuar um processo de lapidação e/ou polimento e ter o selo mecânico em condições de operação por um baixo custo. A melhor coisa a fazer é ter um especialista em selo mecânico treinado e capacitado para avaliar o selo mecânico. Mesmo um selo que parece desesperador externamente, às vezes pode ser trazido de volta à condição de novo por um custo baixo.

Todos os selos mecânicos funcionam basicamente da mesma maneira. Duas faces de vedação se contatam formando uma vedação na superfície de acoplamento. Normalmente, uma superfície é feita de um material macio, tal como carbono e a outra superfície é feita a partir de um material duro, tal como o carbeto de silício. Uma série de O-rings ou outros materiais de vedação fazem a vedação nas áreas onde não tem movimento relativo. Tudo é mantido dentro da caixa de selagem por uma sobreposta (que é uma espécie de flange de adaptação) de algum tipo. Dependendo do desenho do selo mecânico, tudo pode ser montado em componentes individuais ou unidades cartucho para incorporar a sobreposta e luva na própria vedação, facilitando o processo de montagem do selo mecânico no equipamento.
 
O QUE ESTÁ ENVOLVIDO EM UM REPARO DE SELO MECÂNICO?

A primeira coisa a fazer é escolher uma empresa que tenha uma boa reputação por reparos de qualidade e práticas comerciais éticas. 

Hoje em dia, existem muitas empresas que afirmam trazer os selos "até os padrões do fabricante do equipamento original", mas alguns deles podem utilizar materiais de qualidades inferiores que podem resultar em menor vida útil do produto e, em alguns casos, podem até causar sérios danos ao equipamento. 

Pesquise cuidadosamente o seu parceiro especializado em reparos de selos mecânicos. Avalie sua proficiência no assunto, bem como suas instalações e ferramentas de engenharia, pois empresas com uma melhor estrutura técnica levam a melhores qualidades de reparo em geral. Se a empresa que você escolher costuma enviar os componentes do selo mecânico para fontes externas para serem retrabalhadas, audite também as fontes para garantir que você esteja recebendo um reparo de qualidade.

O primeiro passo em um reparo de qualquer selo mecânico é documentar o selo mecânico de forma adequada - de onde veio, o serviço em que será executado, e quaisquer outros comentários que possam ter vindo da empresa usuária do selo mecânico (esse momento é muito importante para identificação de eventuais tratativas especiais durante o reparo). O próximo passo é desmontar o selo mecânico e limpar completamente os seus componentes para uma inspeção detalhada. Após a inspeção do selo mecânico, pode-se criar uma lista dos componentes necessários para uma reconstrução do selo mecânico, bem como dos serviços necessários para deixar o selo mecânico nas suas condições originais.

 
CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS E DIFERENCIAIS PARA REPARO EM SELOS MECÂNICOS:

Limpeza e avaliação de todos os componentes do selo mecânico;
Retrabalho dos componentes em bom estado e substituição dos avariados;
Montagem e teste;
Emissão de relatório técnico em todos os reparos visando a identificação da causa raiz e correção de eventuais desvios encontrados e aumento da confiabilidade.