Fone(11) 2086-1056
Emailselosbrasil@selosbrasil.com
Celular/WhatsApp (11) 96284-2502
Fale Conosco

O QUE É UM SELO MECÂNICO?

O QUE É UM SELO MECÂNICO?

O QUE É UM SELO MECÂNICO?

Selo mecânico é um componente de uma máquina rotativa cujo objetivo é evitar o vazamento de fluídos entre dois meios, ou seja, impedir que o fluído processado ou bombeado chegue até a atmosfera. Informativo criado em




Conheça o que é um Selo mecânico


Selo mecânico é um componente de uma máquina rotativa cujo objetivo é evitar o vazamento de fluídos entre dois meios, ou seja, impedir que o fluído processado ou bombeado chegue até a atmosfera.
 
Normalmente, são aplicados em máquinas rotativas que processam ou transportam algum tipo de fluído, como bombas, ventiladores, reatores, agitadores, moinhos, misturadores, dentre outros. Aproximadamente 90% das aplicações de selos mecânicos estão em bombas centrifugas, que são aplicadas em todos segmentos que precisam deslocar fluídos, como óleo e gás, petroquímico, químico, farmacêutico, papel e celulose, alimentos e bebidas, saneamento, dentre outros.
 Figura 01: Representação de uma bomba centrifuga
Figura 01: Representação de uma bomba centrifuga.
 
O local de montagem do selo mecânico no equipamento é no eixo (conjunto rotativo) e na caixa de selagem (conjunto estacionário), que é o espaço projetado para alojar o selo mecânico. A caixa de selagem é especialmente projetada para que todos os parâmetros para o bom funcionamento do selo mecânico, como pressão, vazão, viscosidade, densidade e concentração de sólidos do fluído, sejam rigorosamente respeitados de forma a otimizar a vida útil do selo mecânico.
 
O selo mecânico é composto de um conjunto rotativo (que é solidário ao eixo do equipamento) e um conjunto estacionário (que é fixado na parte estática do equipamento).

Figura 02: Representação de um selo mecânico
Figura 02: Representação de um selo mecânico

A união entre os dois conjuntos que compõem o selo mecânico é feita por duas faces de vedação (uma do conjunto rotativo e outra do conjunto estacionário), que se mantem constantemente em contato durante operação. O atrito gerado por esse contato é minimizado por uma camada de fluído que penetra entre as faces e otimiza o deslize das faces de vedação. Essa camada de fluído que penetra entre as faces de vedação recebe o nome de filme lubrificante e este serve também como refrigerante afim de evitar o superaquecimento das faces de vedação do selo mecânico. A medida que o fluído penetra entre as faces de vedação, ocorre uma queda de pressão e aumento de temperatura desse fluido em função da troca térmica existente nas faces de vedação, sendo que ao atingir a atmosfera, o fluído apresenta um pequeno vazamento, que é chamado de micro-vazamento (resumidamente, todo selo mecânico apresenta um vazamento natural). De acordo com a curva de vapor do fluído existe na caixa de selagem, esse vazamento pode ocorrer em estado líquido ou gasoso (quando o fluído vaporiza quando chega a atmosfera), e isso explica o fato de não conseguirmos ver o vazamento quando estamos próximo do equipamento.

Figura 03: Representação do comportamento do fluído nas faces de vedação do selo mecânico
Figura 03: Representação do comportamento do fluído nas faces de vedação do selo mecânico.
 
Em algumas aplicações industriais mais perigosas (como fluídos letais, cancerígenos, agressivos ao meio ambiente, etc), esse micro-vazamento pode superar os limites de segurança, ou os limites de emissão estabelecidos por normas, por isso, existem várias formas de aumentar a segurança do selo mecânico (que explicaremos em um próximo artigo).
 
Como o desgaste entre as faces de vedação não pode ser eliminado por completo, existe uma mola colocada no conjunto rotativo ou estacionário (dependendo do projeto), que faz a compensação do desgaste através de uma pequena movimentação axial pelo eixo do equipamento. A mola entra em ação somente quando o equipamento for desligado, pois as forças hidráulicas que atuam na caixa de selagem mantem o selo mecânico na posição de trabalho enquanto o equipamento estiver operando (pressurizado).
 
Como é possível observar, em um selo mecânico existem vários fatores mecânicos, físicos e químicos envolvidos, por isso, especificar um selo mecânico não é uma tarefa tão simples quanto parece. Uma boa escolha do melhor arranjo de selagem , bem como a combinação de materiais do selo mecânico vai garantir uma vida útil mais extensa ao selo mecânico. A SelosBrasil possui uma equipe altamente técnica e experiente, capaz de resolver os problemas de selagem em sua planta e/ou atingir performances excelentes em termos de vida útil dos selos mecânicos instalados, ajudando na redução de custos de sua empresa. Consulte-nos agora mesmo e conheça o que existe de melhor em vedações industriais.

Conheça também nosso serviço de Reparo em selo mecânico
Entre em contato: selosbrasil@selosbrasil.com


Saiba mais sobre O QUE É UM SELO MECÂNICO?