Fone(11) 2086-1056
Emailselosbrasil@selosbrasil.com
Celular/WhatsApp (11) 96284-2502
Fale Conosco

DIFERENÇA ENTRE SELO MECÂNICO COMPONENTE, ENCARTUCHADO E CARTUCHO.

DIFERENÇA ENTRE SELO MECÂNICO COMPONENTE, ENCARTUCHADO E CARTUCHO.

DIFERENÇA ENTRE SELO MECÂNICO COMPONENTE, ENCARTUCHADO E CARTUCHO.

É comum alguns fabricantes de selos mecânicos utilizar esses nomes, por esse motivo, seguem as definições e caracteristicas dos selos mecânicos componente, encartuchados e cartucho.
 
Informativo criado em




Componente: São selos mecânicos projetados para serem ajustados somente no momento da montagem na bomba, ou seja, o conjunto estacionário está separado do conjunto rotativo e todo processo de composição de medidas para o correto aperto da mola, limpeza do interstício de vedação, etc, fica à cargo do mecânico de manutenção responsável pela montagem do selo mecânico na bomba. A montagem de um selo mecânico componente requer muitos cuidados por parte do montador afim de evitar uma trinca em alguma das faces de vedação e garantir o correto posicionamento da(s) mola(s) do selo mecânico.

DIFERENÇA ENTRE SELO MECÂNICO COMPONENTE, ENCARTUCHADO E CARTUCHO.
Figura 01: Exemplo de selo componente.
 
Encartuchado: Também chamados de selos mecânicos semi-cartucho, são selos mecânicos originalmente, do tipo componente, porém, projetados com uma luva e sobreposta, que se transformam em um conjunto único, muito semelhante a um selo mecânico cartucho, porém, com algumas limitações, como por exemplo, a baixa flexibilidade (ou tolerância) quanto às medidas existentes na caixa de selagem (são muito sensíveis à variações). Dessa forma, antes de iniciar a montagem de um selo mecânico encartuchado na bomba, é necessário conferir o dimensional da caixa de selagem da bomba para saber se houve alguma alteração em relação ao dimensional original do fabricante da bomba.

DIFERENÇA ENTRE SELO MECÂNICO COMPONENTE, ENCARTUCHADO E CARTUCHO.
Figura 02: Exemplo de selo mecânico encartuchado
 
Cartucho: São selos mecânicos montados em um conjunto único, o que facilita muito a processo de montagem na bomba e reduz significativamente a possibilidade de falhas de montagem ou o risco de quebras de faces de vedação em função do manuseio desses componentes ser feito na oficina do fabricante do selo mecânico. Os selos mecânicos cartucho são divididos em 02 grupos:

  • Universal: São utilizados pela indústria em geral e são especialmente projetados para uma otimização de estoque, pois eles não possuem “guias” de interface com a bomba, fazendo com que um selo mecânico de determinado diâmetro, seja utilizado em vários modelos de bombas de fabricantes diferentes, sem a necessidade de usinagens ou ajustes dimensionais. Com isso, consegue-se uma grande otimização de estoque por racionalização de modelos e tamanhos. Dependendo do tamanho da planta do cliente, isso pode representar significativos ganhos no inventário em função da unificação de itens para atender uma quantidade maior de bombas. Porém, como toda característica que traz vantagens, também encontramos desvantagens nesse tipo de selo mecânico, sendo a principal delas, geradas pela ausência de guias de interface com a bomba, que gera uma dificuldade (muitas vezes oculta) para centralização do selo mecânico cartucho no eixo da bomba, sendo muito comum encontrar selos mecânicos cartuchos que apresentam atrito entre os componentes internos, reduzindo muito a vida útil do selo mecânico.
 DIFERENÇA ENTRE SELO MECÂNICO COMPONENTE, ENCARTUCHADO E CARTUCHO.
Figura 03: Exemplo de selo mecânico cartucho universal.
 
 
  • API: São utilizados especialmente no segmento de óleo e gás e petroquímicas, onde é necessário seguir os parâmetros da norma API-682. A diferença do selo mecânico cartucho universal é que a API determina as características de arranjo e dimensionais que o selo mecânico deve respeitar. Então, essa norma estabelece que todo selo mecânico deve ter suas “guias” de acordo com as dimensões do equipamento em que será instalado. Dessa forma, a racionalização de estoque é muito mais difícil, pois depende do mix de modelos de bombas que a planta possui, mas por outro lado, os selos mecânicos cartucho API são extremamente robustos e tendem a apresentar performances melhores.
 DIFERENÇA ENTRE SELO MECÂNICO COMPONENTE, ENCARTUCHADO E CARTUCHO.
Figura 04: Exemplo de selo mecânico cartucho API.
 
A SelosBrasil Vedações possui uma equipe altamente técnica e experiente, capaz de resolver os problemas de selagem em sua planta e/ou atingir performances excelentes em termos de vida útil das vedações instaladas, ajudando na redução de custos de sua empresa. Consulte-nos agora mesmo e conheça o que existe de melhor em vedações industriais. Entre em contato: selosbrasil@selosbrasil.com.
 


Saiba mais sobre DIFERENÇA ENTRE SELO MECÂNICO COMPONENTE, ENCARTUCHADO E CARTUCHO.